Casa de Docim - Atividades - Natureza

Atividades na natureza

Na área da Exploração Agrícola, a horta cresce. Além da equipa que trata da horta todos os dias, qualquer adulto ou criança pode participar plantando e colhendo frutos, legumes e plantas aromáticas e medicinais e permitir uma educação ambiental e um verdadeiro contacto com a natureza e a vida no campo.

O pomar apresenta uma variedade de árvores, como nogueiras, pereiras, diospireiros, macieiras, cerejeiras e ameixieiras. As casas de pássaros construídas em algumas espécies arbóreas, são elementos para observação de aves de pequeno porte que oferecem uma melodia única.

Os passeios nos diferentes Jardins transmitem uma tranquilidade única: o Jardim Romântico, num pátio com árvores e arbustos que se transformam no desenrolar das estações, criando recantos pitorescos; o Jardim Aromático, como complemento dos restantes jardins e onde se apreciam as cores, as formas e os diferentes aromas; o Percurso Botânico, com a identificação das espécies arbóreas, arbustivas, canaviais e florais, com destaque para os arbustos codorneiros, planta cuja origem remonta à idade média.

A existência de Percursos no Campo, na envolvente à Casa de Docim, pertença dos mesmos proprietários, permite um passeio pedonal para uma simples apreciação da flora e fauna da região ou das mutações da agricultura. Estes espaços fortalecem o contacto com a natureza, os seus cheiros e sabores. Para usufruir da contemplação e frescura da água, a preza, o tanque e o pequeno riacho tornam estes percursos particulares.